Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios

Promovido pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, debate teve como finalidade recolher subsídios para o plano que deverá ser debatido e votado em 2013.
Airton Goes airton@isps.org.br

No próximo ano, o futuro prefeito de São Paulo e a Câmara Municipal deverão prover o município de um novo Plano Diretor Estratégico (PDE), pois a validade prevista para o atual é até o final de 2012. Antecipando esta necessidade de planejamento da cidade para a próxima década, foi realizado nesta quarta-feira (17/10) o seminário “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: conceitos e desafios”, que teve entre os seus principais objetivos iniciar a coleta de subsídios e propostas para o novo PDE.

Promovido pelo Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, o evento realizado na sede do Legislativo paulistano contou com a participação do coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, e do médico e vice-diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Marco Akerman.

Os dois candidatos a prefeito da cidade, José Serra e Fernando Haddad, também foram convidados para o evento. Entretanto, apenas o candidato do PT enviou representante: o urbanista e vereador eleito, Nabil Bonduki.

O presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (PSD), e o vereador Carlos Neder – que foi o autor da lei que deu origem ao Fórum Suprapartidário – fizeram a abertura do seminário.  

Em sua apresentação, Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, destacou que Serra e Haddad assinaram a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. “Certamente, vamos cobrar muito esse compromisso que foi assinado”, afirmou.

Após explicar as ferramentas contidas no programa, incluindo 100 indicadores básicos que afetam a qualidade vida das pessoas e exemplos de boas práticas já em funcionamento em outras cidades, ele argumentou que a plataforma pode contribuir para nortear o futuro Plano de Metas e o novo Plano Diretor de São Paulo.

Broinizi sugeriu ainda que o Plano Municipal de Habitação, que se encontra em tramitação no Legislativo paulistano, não seja votado este ano. “Na véspera de se rever o Plano Diretor, talvez seja o caso de fazermos esse debate de forma conjunta com o Plano de Habitação e de um Plano Municipal de Trânsito e Mobilidade Sustentáveis, pois estas coisas estão interligadas.”

Marco Akerman, que já foi secretário municipal de Saúde de Guarulhos, destacou que a discussão sobre o tema não pode ficar restrita ao atendimento das pessoas doentes. “A gente acha que a saúde é muito mais do que está sendo discutida nesta campanha [eleitoral]”, enfatizou.

Segundo ele, todas as políticas públicas têm impacto na saúde. “Promover uma cidade saudável é distribuir de forma igualitária recursos, serviços e informações”, defendeu.
Clique aqui para ver a apresentação de Marco Akerman.

Nabil Bonduki, representante da candidatura de Fernando Haddad no debate, antecipou que numa eventual administração petista da cidade será preciso, em primeiro lugar, fazer uma avaliação do atual Plano Diretor. “Em que medida aqueles objetivos estabelecidos há 10 anos contemplam uma cidade saudável e sustentável”, ponderou.

Para o urbanista, essa avaliação será muito importante. “Isso nos ajudará a saber qual a cidade que queremos daqui a 10 anos e quais os instrumentos urbanísticos e ações necessárias para chegarmos aos objetivos.”

Perante dezenas de organizações da sociedade civil e cidadãos que participaram do seminário, Bonduki declarou: “Há um compromisso do Fernando Haddad com o diálogo e com a participação, com o Programa Cidades Sustentáveis, com a descentralização e com a intersetorialidade das políticas públicas”.

O seminário foi o primeiro evento público do Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, organização formada por representantes da sociedade civil, cidadãos e vereadores, que foi criada recentemente no âmbito da Câmara Municipal paulistana. A ideia dos integrantes do Fórum é realizar outros debates, tendo sempre como foco a contribuição para o futuro Plano Diretor da cidade.

Notícia publicada no site da Rede Nossa São Paulo

Seminário defende desenvolvimento consciente em São Paulo 



A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na noite de 17/10 representantes de entidades civis, organizações não governamentais e cidadãos para o seminário “Cidades Saudáveis e Sustentáveis: Conceitos e Desafios", cujo objetivo foi discutir a importância do desenvolvimento consciente em uma grande metrópole como São Paulo.

Mediado pelo diretor de comunicação do movimento Defenda São Paulo, Sérgio Reze, o debate contou com a participação do coordenador da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, e do vice-diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Marco Akerman.

Durante o encontro, os convidados ressaltaram a importância da participação dos cidadãos em um novo plano diretor para a cidade e a necessidade de ampliar o termo “sustentabilidade” para outras áreas das políticas públicas. “Saudável não tem a ver exatamente com a saúde. É muito mais amplo. Tem a ver com uma nova lógica de governança. Tem que ser pensado numa política pública desfragmentada, que não trabalhe orçamentos, participações e recursos de forma separada”, ressaltou Akerman.

Para Broinizi, o primeiro passo para um desenvolvimento sustentável é aliar o plano diretor a setores como o da saúde, habitação e transporte, entre outros, sem prejudicar o meio ambiente. “O plano diretor serve para colocar a cidade dentro de diretrizes para os próximos 10 anos, de forma que ela consiga crescer sem piorar a qualidade de vida das pessoas.”

Segundo ele, São Paulo é muito grande e ao mesmo tempo é muito centralizada. “Grande parte dos empregos, de toda a estrutura da cidade está na região do centro expandido. O plano diretor precisa olhar para isso para corrigir os erros e não cometer mais erros num futuro próximo”, esclareceu.

O vereador Carlos Neder (PT), autor da lei que deu origem ao Fórum, também defendeu a união dos cuidados com o meio ambiente a outros setores públicos. “Estamos tentando juntar a ideia do meio ambiente com a ideia da 'Cidade Saudável' para mostrarmos que não adianta analisar a cidade do ponto de vista da moradia, nós precisamos pensar o meio ambiente e a moradia, mas articulados também com outras variáveis, como as questões relacionadas à saúde”, disse.



Evento na CMSP começa a moldar o novo Plano Diretor da Capital Paulista

Vanessa Di Sevo

Quarta, 17 de outubro de 2012 20:19


Plano Diretor para SP começa a ser discutido - Ouça o boletim by radiowebcamarasp

Plano Diretor serve para colocar a cidade dentro de diretrizes que atendam às demandas de transporte, saúde, sem violentar o meio ambiente.

Essa foi a tônica do Fórum por uma São Paulo Saudável e Sustentável, que coletou sugestões para a elaboração do novo Plano Diretor da capital paulista.

O debate aberto ao público intitulado 'Cidades Saudáveis e Sustentáveis – Conceitos e Desafios', foi realizado, na Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta quarta-feira.

A intenção do vereador Carlos Neder (PT), que propôs o evento, é que os paulistanos se envolvam com o novo Plano Diretor, que deve melhorar a organização da metrópole.

O princípio é entender as semelhanças e as diferenças entre os conceitos de cidade saudável e cidade sustentável.

Plano Diretor para SP começa a ser discutido - Ouça o ver. Carlos Neder (PT) by radiowebcamarasp

Maurício Broinizi coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo explica que a espinha dorsal da cidade é o centro expandido.

O novo Plano Diretor precisa permitir que o município cresça na perspectiva da sustentabilidade.

Plano Diretor para SP começa a ser discutido - Ouça Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo by radiowebcamarasp

Outro convidado a debater soluções para a capital, Marco Akerman, vice-diretor da Faculdade de Medicina do ABC aposta em uma nova ordem de governança na cidade, levando em conta a saúde.

Plano Diretor para SP começa a ser discutido - Ouça o vice-diretor da FMABC, Marco Akerman by radiowebcamarasp

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de um Fórum inédito no Brasil, suprapartidário, Por Uma São Paulo Saudável e Sustentável para dialogar com o Plano Diretor.
A expectativa é que o novo Plano Diretor seja redigido, debatido e aprovado no parlamento paulistano em 2013.

Um comentário:

Deixe seu comentário